quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Iniciação da problematização

1 .Conflitos, brigas dentro e fora da escola.

Hoje em dia é muito comum vermos os adolescentes saírem do ensino fundamental  I e se chocarem com o novo mundo de informações e novidades  dentro da escola,ou da nova escola, novo bairro, novo grupo de amigos  e para sobressair, se igualar, a criança o adolescente se reinventa, adquire novos hábitos para socializar, chamar atenção ,  ser visto . É muito comum vermos os jovens de hoje  brigando nas ruas , nas portas das escolas e até mesmo dentro da escola para marcar território " mostrar quem manda , quem é mais bonito(a), mais popular, mais moderno", até mesmo  brigas com envolvimento e apoio dos pais, enfim por motivos banais diversos, gravam as brigas  com celular e postam nas redes sociais como troféus .
Infelizmente ,as consequências desta transição de personalidade ou formação de identidade causa danos irreparáveis .

Vídeo
http://tinyurl.com/7j4u3wv




2. Banalização e vulgarização da imagem da mulher 

Houve um período em que a mulher era admirada por suas conquistas pessoais, profissionais e acadêmicas e até mesmo por ser uma excelente mãe de família.
O objetivos das adolescentes de um certo período , de uma certa época não tão distante , era se sobressair na vida profissional , ter um bom casamento e filhos.
As mulheres conquistaram seu espaço na sociedade, fator positivo quando relacionado a sua  emancipação .
Hoje, nos deparamos  com adolescentes cada vez mais novas , expondo seu corpo como se fosse objeto comerciável,  a imagem da mulher é denegrida  nos veículos de comunicação,jornais, revistas, musicas de diversos gêneros com seu próprio consentimento.
O culto a imagem do corpo como moeda de troca , de carinho de dinheiro, sexo e auto estima.

3 . Homossexualismo dentro da escola


Este, no nosso ponto de vista,  é um dos assuntos mais polêmicos e delicados  dentro da escola e sua frequência é tão polêmica quanto o assunto.
Em pleno século XXI , onde  divulgamos e mobilizamos a igualdade entre os seres humanos a homofobia surge avassaladora e paralelamente  surge  os  confusões de personalidade e de identidade sexual, ainda dentro do contexto de "crises existenciais e  tribos sociais" muitos adolescentes acreditam que sua opção  sexual  é condizente com  seu sexo biológico.
Neste cenário , a homossexualidade e a bissexualidade são consideradas desvios da norma.
Nosso objetivo ao citar esse assunto não é o estudo do certo ou do errado na opção sexual e sim a exposição do individuo  em uma fase em que sua identidade não está definida.

4 . Desvio de conduta,criminalidade, drogas na adolescência 

Adolescentes consumindo drogas
Adolescente portando arma de fogo, apologia ao crime
Meninas detidas por realizarem arrastões em lojas de Jundiaí- SP

Quais os motivos que levam os jovens  ao mundo do crime?
 Drogas? Pobreza? Revolta? Carência? Personalidade?
Este é um problema social que não é resolvido com a maioridade , nota-se que os valores não estão envolvidos na vida desses adolescentes e de nada adianta fazer discursos  se as práticas os contradizem e as famílias se ausentarem.



5 -Bullying na escola

                                                                                                            



Agressões  verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas tem um nome BULLYNG,  e a solução para erradicação do bullyng  esta muito longe  da realidade das escolas pois muitas  apenas colocam  esse assunto em seu regimento interno e ações de conscientização ,sem que algo concreto saia do  papel .

"Crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio".


6 - Modismo - Influência 
Tiazinha 

Patricinha

Mauricinho 

Universitário

Estiloso

Motoqueiros

playboy

Apologista ao nazismo

Fanfarrões

Ecologicamente corretos

Hippies

Tiozinhos

Nerd's

Anarquistas

Metaleiros

Emo








Nenhum comentário:

Postar um comentário