quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Incluir ou reforçar , praticar os valores morais e éticos nas crianças e adolescentes

Este blog foi desenvolvido como complemento de  uma atividade da disciplina de Ensino e Organização do Trabalho Escolar II 
Profª.: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende -UFOP EAD - Pólo Alterosa-MG 




Objetivo



A adolescência é a fase transitória entre a infância e a fase adulta e é nesta fase que ocorre  na criança as alterações físicas, mentais e sociais ou seja  uma mudança sócio-cultural e é neste momento que  a criança / adolescente começa  a descobrir  sua identidade e definir sua personalidade. 
É muito comum nesse processo, ocorrerem manifestações de crises existenciais, onde se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura,  mais madura ou mais confusa.
Cada vez mais os adolescentes vão mudando seu estilo de vestir, de falar, de pensar, de agir, tudo para se enquadrar em um determinado grupo de jovens que não aceitam os seus próprios estilos.

 Em se tratando do Brasil, vivemos em um país multicultural e é natural as pessoas se dividirem em grupos, conforme sua etnia, gostos e valores  por que muitas vezes a interação é conflituosa , a dificuldade de  aceitarem uns aos outros e até mesmo a carência de seus valores  resultam na formação de  grupos sociais ou tribos sociais diversificadas e  nas perdas de seus valores diante tanta informação.
Dentro deste contexto, nosso projeto é propor uma intervenção pedagógica no ensino fundamental I onde trabalharemos valores humanos, sociais e culturais com  a   criança  o  adolescente e sua família  na fase transitória entre ensino fundamental I e II  para que esse processo , essa transição entre fase infantil e a fase adulta ocorra sem a perda ou sem as noções dos valores comportamentais, sem a perda da sensibilidade  e não se choque com  as mudanças  do mundo ( o modismo, opções sexuais, conduta criminosa, drogas, etc.), principalmente pela influência dos atores que frequentam a escola.
O desenvolvimento desse projeto deu-se a  necessidade de incluir ou reforçar , praticar os valores morais e éticos nas crianças e adolescentes a partir ou em conjunto com as atividades escolares,promovendo a compreensão,  é fazer desse tema um assunto tao cotidiano que a faça naturalmente como sendo parte de sua vida e aos poucos a própria criança, adolescente decida a hierarquia de seus valores como o que é mais importante e  prioridade para sua vida.


Erikson (1987) descreve que a principal meta a atingir do adolescente seria a aquisição de identidade do ego, surgindo a partir dessa teoria a famosa expressão “crise de identidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário